Escrever sobre o amor a um clube tem enormes complicações.

Porque amar um clube de futebol não é como amar uma mulher ou um filho, não clama em ti a sanha de erguer carros para salvá-los ou de nutri-los com o próprio sangue se preciso.

Amar um clube sequer é amar sua profissão ou uma ciência ou uma teoria, uma fé.

Amar um clube é amar ser.

Ser, antes de mais nada, é o que é o amor a um clube.

Poucos versos do hino do Fluminense me causam mais emoção que “O Fluminense me domina, eu tenho amor ao tricolor”.

E não por uma razão especial além da obviedade ululante: amar um clube é ser parte de seus domínios, não como oprimido, mas como parte da pele do clube, ele mesmo marcado em ti, na alma, na pele.

O Fluminense me domina, pois não há em mima nada que não seja Fluminense. Não há nada em mim além de Fluminense e nada em mim existe sem ser Fluminense.

Este amor que é identitário e exclusivo de quem ama e exerce a identidade não é exclusivo do tricolor, ele assume outras formas, mas persiste vivo no colorado, no Rubro-Negro, no Alviverde e demais cores combinadas do planisfério futebolístico.

Em mim e nos tricolores ele assume o domínio do Fluminense sobre nós, a mitologia rodrigueana, a iconografia santa de Castilho, Telê, Rivellino, Assis, Washington, Ricardo Gomes, Branco, Romerito,  Renato Gaúcho, Thiago Silva, Roger até chegar em Thiago Neves, Fred, Conca, Cavalieri e Gum, o único remanescente vivo nas naus tricolores.

Em nós o amor e a identidade transcende os medos dos sobrenaturais de almeida, a fé em João de Deus e o papel do Gravatinha na construção de nossos sucessos.

Porque o Fluminense me domina, eu tenho amor ao tricolor, e um amor que é amar o ser, o estar em cores únicas e combinadas que em nossa pele nos fazem nós.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s