CURTINHAS TÁTICAS e POLÍTICAS: sobre Fluminense x Avaí

fred-fluminense-x-avai-campeonato-brasileiro-2015-22112015_7mh51gvbyo3t1s6f1nvg586nb

Por Gilson Moura Henrique Júnior

  • O Fluminense entrou em campo efetuando um teste tático. Eduardo Baptista escalou Cícero avançado, na função outrora exercida pelo Gérson, com Jean e Pierre de volantes, Higor de Lateral e Wellington Silva improvisado na lateral esquerda.

  • O teste funcionou parcialmente no primeiro tempo no plano defensivo, Higor não teve trabalho como lateral aproveitando a cobertura do Jean, Pierre protegeu bem a zaga e exceto o problema crônico de Wellington Silva com o flanco que deixa, e sua absoluta incompetência como passador para aproveitar triangulações com Scarpa, a proteção da esquerda funcionou bem.

  • A questão defensiva pelo lado esquerdo do Fluminense tem de dar um desconto imenso para a excelente atuação do Marlon, a melhor em muitos jogos. Pelo lado direito foi o inverso, a proteção de Jean e Pierre ajudaram Higor e Gum e não terem expostos seus piores aspectos e a terem uma boa atuação defensiva.

  • Higor funcionou defensivamente como lateral,mas ofensivamente ainda se pensa como meia, o que acabou prejudicando a equipe em muitas jogadas, quando embolava com os outros meias, Cícero incluído, e se atrapalhava ao descer na linha de fundo.

  • No segundo tempo o Avaí soube explorar o principal defeito deste teste: A péssima qualidade de saída de bola de Jean e Pierre,prejudicada imensamente pela ausência de Cícero ali.

  • Cícero durante todo o tempo em que jogou avançado se mostrou inerte, demonstrando a imensa dificuldade de posicionamento quando joga exposto à marcação de volantes e zagueiros,atrapalhou mais que ajudou a Scarpa e Marcos Júnior e ocupava muitas vezes a posição do Fred, embolando com ele.

  • Com o Avaí se aproveitando das brechas táticas dadas pelo Flu foi quase natural que o Avaí dominasse boa parte do segundo tempo e tomássemos sufoco. Era natural diante da pior partida tática do Fluminense em muitos jogos. Era até irônico estarmos vencendo exatamente numa partida como essa, diante do fato de já termos jogado partidaças onde perdemos, isso com Eduardo Baptista.

  • Quando Eduardo acabou com o teste, recuou Cícero pra posição onde melhor joga,tirou Jean e pôs Oswaldo, que desta vez não foi espetado como ponta,mas jogou flutuando e revesando com Scarpa entre a direita e o centro, o Fluminense retomou o domínio da partida.

  • Com a retomada do domínio da partida faltou resolver o problema do flanco esquerdo, e Eduardo o resolveu ao por Ayrton no lugar de Wellington Silva.

  • Wellington Silva até faz partidas melhores como lateral esquerdo do que como lateral direito, que avança de forma inteligente pelo posicionamento,mas erra demais na finalização das jogadas, passa mal e ainda não aprendeu a cruzar de esquerda,ou a se posicionar melhor pra receber a bola em condições de cruzar de direita (O que convenhamos não é exatamente uma qualidade dele).

  • A partir das mudanças táticas e do fim do óbvio teste do Cícero adiantado o Flu melhorou e foi fatal, quase concretizando uma goleada e só tomando gol a partir de uma pintura do Léo Gamalho que tem muito pouco de falha de marcação e mais de mérito do jogador, ainda mais que foi numa hora de abafa do Avaí jogando desesperado e sem qualquer organização tática.

  • Não dá pra chamar o time de frouxo ou com domínio estéril da bola, até porque isso só ocorreu no primeiro tempo e no fim, do segundo. O Fluminense jogou com raça,atuou com disciplina tática,mas mal organizado taticamente a partir do teste com Cícero avançado,algo até natural.

  • O teste foi positivo, neste momento onde tínhamos quase zero de chances de rebaixamento era a hora de tentarmos ver possibilidades de armação, neste ponto Eduardo tá de parabéns,assim como pela correção feita pra matar o jogo.

  • O Flu hoje é uma promessa de um time competitivo e precisa de ajustes e peças, a maioria disponível na base ou entre os emprestados que retornam.

  • Pra 2016 precisamos de um zagueiro pra ser titular, que pode ser Nogueira, e mais um reserva de qualidade, se o Arthur não for utilizado e se mostrar ser este jogador. Precisamos também de um centroavante que faça bom pivô.

  • Oswaldo se revelou melhor jogador pra flutuar no ataque usando as brechas existentes entre as linhas de volantes adversários do que o jogador agudo pelas pontas que foi do Ceará pra o SPFC e jogou muito mal no Fluminense desde que chegou,pode ser útil em 2016.

  • Wellington Paulista não pode jogar de centroavante,como tem contrato era bom usá-lo como jogador de lado,caso ele não saia pra 2016, até pra saber se dá pra tê-lo no elenco. Hoje ele só funcionou ali, o que é muito pouco. Mas é de elogiar sua assistência pro gol do Fred.

  • Gum é bom zagueiro que viveu péssima fase física e técnica em 2015, deveria ficar no Flu, tem história, ama o clube e é ótimo pra compor elenco, inclusive por respeitar o clube, a diretoria, a torcida, que nem sempre o respeita.

  • É preciso que a torcida tenha paciência com esta equipe,o técnico e o futuro que se apresenta, que tem tudo pra ser surpreendentemente positivo.

  • Analisar o time com a análise política contaminando a análise tática é ruim, se ficarmos presos ao senso comum de “Jogadores apáticos” ou “faltou raça”, etc, fica complicado,pior ainda quando são blogueiros do Fluminense que cometem esses equívocos.

  • Raça não tem faltado ao elenco,nem tática. Muitas vezes faltou técnica, controle e sorte, raça ou tática não tem faltado, ao menos desde que Eduardo Baptista assumiu.

  • Sobre Mário Bittencourt e Simone: seria bom que fizessem uma análise contemplando erros e acertos,sem expor jogadores ou o clube. Pedir pras Vice de Futebol dizer que errou ao contratar Wellington Paulista é tolice,até porque todo o elenco se sentiria aviltado por um dirigente queimar jogador em praça pública. Se você é torcedor e pede isso eu lamento, se você é “Flupress” fica complicado, porque já é irresponsável.

  • Se Mário e Simone fizessem autocritica de terem trocado demais técnicos, terem tido pouca convicção sobre que tipo de técnico queriam e sobre terem alterado objetivos do time no campeonato sem maior cuidado analítico,empolgados por desempenho em um determinado contexto,sem refletir sobre elenco,etc, já valia.

  • Acho que ano que vem a política do clube apresenta uma batalha entre modelos de clube: A situação defende um modelo de sustentabilidade que por vezes não traz resultados esportivos,mas projeta um futuro melhor e um modelo que põe o lado esportivo à frente de qualquer planejamento pensando no futuro.

  • A lógica da supremacia do esportivo sobre a sustentabilidade global do clube pode ter eco na torcida,mas foi a quem construiu uma das maiores dívidas entre os clubes, que quase nos rebaixou em 2004,2006,2008 e 2009 e contribuiu muito pra nos rebaixar em 2012, ao fechar o fluxo de caixa como forma de pressão política, que trouxe Luxemburgo,caro e obsoleto e que em 2015 quase vendeu o Conca pro Flamengo.

  • Neste sentido ainda acho que Mário Bittencourt,se candidato for, é o melhor pro clube. Acredito que ele vá corrigir os erros cometidos em 2015 e planejar melhor a temporada de 2016,especialmente se construir com Eduardo Baptista, Simone,Fred e Peter uma equipe de gestão, envolvendo da presidência ao elenco.

  • De resto ontem nos livrou de vez de qualquer fantasma, apesar da pior partida desde que Baptista assumiu o time e nos aponta caminhos. Com pré-temporada e tempo de ajustes temos tudo pra termos um time taticamente forte, que joga com intensidade, que revele mais jogadores,que permita à base crescer, que seja competitivo e que tenha chances reais de títulos,especialmente em 2016 de títulos de Mata mata.

  • E que Golaço do Fred,hein?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s