Precisamos falar sobre Cristóvão

140787

 

Cristóvão Borges chegou ao Fluminense e mudou a cara da equipe. Treinada por Renato Gaúcho a equipe tinha por característica um jogo feio e com péssima quantidade de variação tática. Cristóvão fez o Fluminense ser comparado à Alemanha campeã do mundo.

Só que o Brasileirão é duro e exige demais dos clubes, dos elencos e das tática e e o Flu caiu de desempenho. Com a queda de desempenho e duas eliminações complicadas nos mata-mata da Copa do Brasil e Copa Sul Americana a pressão sobre Cristóvão torna-se uma pira olímpica.

Essa fogueira é compreensível, mas tem de entender algumas coisas.

Primeiro que Cristóvão pegou um clube que teve uma pré-temporada dirigida por um péssimo técnico. Segundo que CB recebeu um elenco sem alternativas de velocidade e com zagueiros de qualidade discutível. Terceiro que Cristóvão dirige um elenco qualificado em um clube mal dirigido para além da recuperação de dívidas. Quarto e último que o patrocinador do Fluminense em um misto de má fase financeira com má vontade do patrono retirou todo apoio à equipe, que patina entre problemas de renovação, prêmios e necessidade de contratação.

Soma-se a todos estes fatores erros táticos e técnicos do treinador e temos um caldo entornando de impaciência da torcida com o mesmo. E aí eu acho imenso erro.

Cristóvão é acima da média, mas tem um elenco que não lhe permite armar tudo o que pode, além disso tem como justificativa pra queda de desempenho uma má preparação física na pré-temporada, que sempre cobra a conta no fim da temporada, e uma sequência de jogos de tirar qualquer elenco do equilíbrio, ainda mais os elencos regulares.

Além disso, os melhores nomes do elenco estão longe de exibirem a melhor fase de suas carreiras e por muitos motivos: Freud por estar no descenso da carreira, Conca e Henrique por não terem tido praticamente férias, Jean ainda está se recuperando da forma de 2012, Cavalieri com um misto de má fase com má vontade, Gum machucou-se (e complicou bastante a armação da defesa), Carlinhos é pior que Cavalieri na má vontade. Os demais jogadores são bons jogadores, mas sem diferencial (Sóbis, Diguinho, Bruno e Wagner) ou jovens com potencial mas ainda se organizando na carreira (E isso vale pros medianos Elivélton e Biro Biro, pras jovens promessas Kennedy e Scarpa, pra joia Marlon). Walter eu tiro porque é tecnicamente diferenciado, mas descuidou-se de vez ao não ser titular da equipe.

Com tudo isso Cristóvão tem entre seus erros e dificuldades do elenco um desempenho muito bom e um indicativo que sendo mantido pode montar para 2015 e com a preparação adequada um time que tem tudo pra manter uma lógica de pressão fortíssima o jogo todo com ofensividade e marcação

Pressionar Cristóvão agora é loucura, é pedir pra termos Adilson Batista pela frente ou algo do tipo. Idem pra jogadores jovens e tratados a pontapés pela torcida. Kennedy não é gênio, mas é melhor que Tiuí, a quem é comparado, tem técnica, força e vontade, mas só tem 18 anos. Biro Biro idem, precisa ser melhor treinado com tempo, paciência, transformação tática, treinamento de fundamento. Elivélton concentrado é um baita zagueiro, rápido, marca bem, mas não pode ser abandonado no treinamento de fundamentos e da observação de posição, antecipação, etc e tem muito pra aprender com Gum e Henrique, que tem características que podem corrigir defeitos deste zagueiro jovem. Outra opção é emprestá-lo pra ganhar experiência fora do Flu. Marlon é joia da coroa, Gustavo Scarpa e excelente.

Importante lembrar que tratamos Eduardo ano passado como lixo e ele hoje explode e é elogiado no Ceará.

E temos de ter em mente que o principal problema do Fluminense hoje é nossa vontade de que um Fluminense administrado como quitanda e com planejamento pior que planejamento de aula de professor bêbado seja, pela força dos jogadores e pelo diferencial do técnico, o que os organizadíssimos Cruzeiro, Corinthians, Inter, Grêmio e SPFC são. Se temos jogadores pra isso não temos diretoria, não temos gerência.

Quem liberou Wellington Carvalho com Henrique tendo de ser poupado? Quem faz esse cálculo? Se for Cristóvão ele deve ser responsabilizado, mas desconheço treinador que faria isso, ficar sem zagueiro no banco. É sério que não tem um maldito jogador de velocidade no país que poderia vir em troca de uns quatro jogadores da base? Sério que é melhor ter o Fabrício que o Wellington Carvalho? Quem dirige a base de Xerém e que não atua pra corrigir falhas gritantes de fundamento? Que faz a ligação entre profissional e base? Quem faz a direção de finanças do Fluminense que não foi capaz de pensarem quase dois anos a renovação de jogadores como Cavalieri, Diguinho, Gum e Carlinhos? Não foi o Cristóvão.

Cristóvão é mediano nas substituições, mas substitui melhor que Abel, mas que opções no banco ele tem pra frente? É garantia de entrar e resolver? Não. Um dos melhores é o Matheus Carvalho, pra termos uma ideia. Kennedy tem força, presença de ataque e técnica sim, falta calma, paciência, experiência. Gustavo Scarpa idem, o que falta é tempo de estrada, nem todos são Marlon. Robert vacilou e tem de ganhar a confiança do técnico. Fora esses o que ele tem é o Biro Biro e o Walter. Tem como mudar taticamente de forma feliz um time com essas opções? Não, né? Dá pra mexer e tentar, dá certo às vezes, outras não, para que dê certo com garantia é preciso de tempo treinamento, pré-temporada e CB não teve isso e tem na mão o desgaste de um elenco envelhecido com gente sem paciência e querendo sair, cm uma reformulação vindo pro exigências financeiras, com pressão de uma torcida impaciente e que quer ser campeã pra dar a forra de toda perseguição que sofre. E tudo isso com o suporte de Deus e do elenco.

Tenhamos paciência com o Cristóvão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s