A Geni do Futebol Brasileiro

Sub-17-2013

O Fluminense é o espantalho mor do futebol. Atlético Parananese e Corinthians em 96 foram pegos com indícios altos de corrupção, por isso a CBF para não punir ninguém virou a mesa e melou o resultado do campeonato. Em 2000 Botafogo e inter conseguiram uma inacreditável transferência de pontos de jogo pela punição do SPFC, ou seja, o tradicional onde o clube perde ponto por punição sem que o rival do jogo ganha pontos foi pra vala para não descer os dois grandalhões.

Nestes dois casos houve mudança do regulamento para evitar punir alguém. E se o Flu tem culpa de algo foi junto com Eurico mexer seus pauzinhos em 1996, o que não fez em 2000, por exemplo, diante de um imbróglio que a CBF COM O CLUBE DOS TREZE fez um campeonato inflado para não encarar a cagada que fez pra livrar dois grandes clubes da degola.

O Clube dos Treze patrocinou a copa João Havelange para que a CBF não tivesse ela que dar vitória ao Gama, que havia ganho na justiça. Com o Flu subiram América mineiro, Bahia, São Caetano, Náutico e o caralho, mas ai o Flu ficou com a marca da besta na testa, marca de quem “burla” regulamento, algo que só pode ser acusado em 1996, repito, quando articulou conscientemente a manobra, o que não pode ser-lhe atribuído em 2000.

Em 2013, vejam só, o clube se preparando para disputar a série B, qual em 2000, e me surge a notícia que a Lusa, a Portuguesa de Desportos de SP, escalou um jogador irregular e isso foi pego nas notificações de praxe que a CBF faz ao STJD pós-rodada e de acordo com o regulamento pode ser punida com a perda de três pontos mais os pontos conquistados no jogo onde o atleta foi escalado.O mesmo ocorreu em 2010 com o grêmio Prudente, que foi assim rebaixado no lugar do Atlético Paranaense. Ninguém acusou o Atlético Paranaense de virada de mesa, dado, óbvio, que ocorrer algo neste sentido porque outro clube descumpriu o regulamento e foi punido por isso não é virada de mesa.

E ai oque vemos em 2013? De jornalistas a torcedores atacando de “O Fluminense quer rebaixar a Portuguesa” a “O Fluminense desceu esportivamente e tem de ser rebaixado” e “é virada de mesa!”.

Vem cá, a CBF não é santa, mas quando ela faz um procedimento EM TODAS AS RODADAS, de comunicar ao STJD toda irregularidade ou possível irregularidade, pedindo informações ao tribunal sobre jogadores que tinha na lista de punidos e isso pega um clube que por algum motivo cometeu infração ao regulamento isso é “manobra” ou virada de mesa? Se for o Cruzeiro não é clube grande? Ele foi punido com multa, dado que a regra trata como casos diferentes se o atleta jogou ou não, em caso similar, é manobra?

Outra coisa, virada de mesa é quando se cumpre a regra e quando se não cumpre? O que é moral então? permitir que um clube escale jogador suspenso? Cumprir o regulamento não é atitude desportiva correta? Se não for esclareçam. Neste caso o Flu deveria pedir como madre Tereza que o STJD não puna a Lusa porque ela é “o segundo time de todos os paulistanos’?

A justiça trata diferente clubes grandes e pequenos? Então, o Flamengo deve ser punido na mesma questão, ele é pequeno? Ou a alegação migra para que ele só está sendo punido porque não tem risco de rebaixamento? Quanto mais os argumentos vão migrar para discorrer sobre a mesma avaliação que preconceituosamente põe o Fluminense como a Geni do Futebol Brasileiro?

Porque é tão difícil entender que a Lusa cometeu um erro grave e pode ser punida por ele? Se fosse o Náutico no lugar do Flu ele seria beneficiado? A meu ver sim, dado que o Atlético Paranaense o foi em 2010 em caso idêntico, ou vocês acham mesmo que Náutico e Atlético Paranaense tem peso diferente pra CBF? Ou acham mesmo que a Lusa tem menos peso que o Atlético Paranaense tendo SP o presidente da CBF e o principal Vice?

A gente pode ser menos leviano e menos cego pelo ódio clubístico, ou optar por permanecer no senso comum, algo que deveríamos nos livrar sempre que possível em todos os âmbitos, mas querer isso é mais utópico que alcançar o socialismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s