Toda objetividade tem um pouco de navio negreiro.

Cassio-Corinthians-Boca-Foto-FerreiraLANCEPress_LANIMA20130515_0129_26Eu não vi o que aconteceu no jogo do Corinthians contra o Boca e não veria se estivesse olhando.

O futebol não exige de nós o acuramento datilográfico, didático e estatístico do fato, o futebol nos toma olho, mente, coração e alma e dai retira a pintura do quadro real e pendura na parede do boteco onde carregamos ódios, amores, vitórias, derrotas, fomes e sedes de bola, de cola, de mundo.

Bianchi-Sorrindo-Boca Juniors-640x480-Foto ArenaCada tricolor ou rubro-negro que diz que o Fla x Flu é a fundamentação da eternidade, cada mosqueteiro ou colorado que se ufana de Grenais imortais, cada São Paulino ou Palmeirense que se ofendem mutuamente ostentando estatísticas de choques reais vencidos, perdidos ou implicáveis são o mesmo ser gritando, urrando no interior de cada molécula de futebol que presencia um jogo.

Nós não vemos o futebol, ele é quem nos vê e nos apresenta o imponderável.

Corinthianos morreram um pouco ontem, Xeneizes se vangloriam mais uma vez como condores sobrevoando andes futeboleiros e ostentando a América debaixo de asas quiméricas. Na terça carcamanos trucidaram suas dores envelopadas em frangos e lamentos.

E hoje o Xavante joga e uma massa pelotense ostenta uma paixão irrefreada que nunca vi, como não veria se estivesse olhando.

O futebol não é visto, não é notado, anotado, gravado, o futebol é e por vezes sem nenhuma vergonha.

280848hp2Não, o torcedor não é um apaixonado que distorce a realidade, o torcedor é o único que a vê, os demais a anotam.

E claro o torcedor lê e lê à sua moda, pois o torcedor cria de si o mundo que deseja e dialeticamente o reconstrói com as dores do parto que o mundo dito real o obriga a sofrer, esse mundo abortista de sonhos, futuros, vidas e que cala a verdadeira realidade daquele que ao gritar gol renasce eterno.

Toda objetividade tem um pouco de navio negreiro.

2 comentários sobre “Toda objetividade tem um pouco de navio negreiro.

Deixe um comentário